Museus de Pomerode

Quarta-Feira, 18 de Maio - Conheça um pouco mais sobre os museus que você irá encontrar em Pomerode! 

Casa do Imigrante
O museu Casa do Imigrante é parte do patrimônio deixado pelo imigrante pomerano Carl Weege, que se fixou em Pomerode na região onde hoje se localiza Pomerode Fundos. O museu é a construção original da família do imigrante, que foi construída em 1920 e remontado no atual local. O espaço conta com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.

Rua Leopoldo Blaese, 11 
Fone: (47) 3387-2613
 

Museu Pomerano 
O museu é uma verdadeira viagem sobre a vinda dos alemães ao Brasil. Revela fragmentos da história de Pomerode a partir da chegada dos primeiros imigrantes europeus, na metade do século 19 ao Rio do Testo, no Vale do Itajaí. O acervo de peças foi reunido pelo colecionador particular Egon Tiedt (1934-2008), que iniciou, em 1969, a coleta e preservação de objetos antigos representativos da cultura alemã na região. Em 1982, ele criou o Pommersches Museum - Museu Pomerano, iniciativa que pretendia passar para as futuras gerações os conhecimentos dos imigrantes que construíram a história da cidade. Entre outros objetos e documentos históricos, no Museu Pomerano se encontram carroças, móveis antigos, utensílios de trabalho para a cozinha, acessórios para o vestuário, aparelhos e instrumentos musicais, bibelôs de época, equipamentos e ferramentas agrícolas, além de painéis fotográficos sobre o Complexo Industrial Weege e sobre a biografia de Egon Tiedt.

Rua Hermann Weege, 111 – Centro 
Fone: (47) 3387.0408

Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann
Localizado próximo ao Portal Turístico Sul, a Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann abriga inúmeras obras da carreira do escultor homônimo. São diversas peças talhadas em madeira, cujo principal motivo são figuras do cotidiano, como lavradores, pescadores, operários, peões e cavalos. Também encontram-se em exposição pinturas a óleo, aquarelas e moldes em barro e porcelana feitos pelo artista. Natural de Kiel, norte da Alemanha, Teichmann chegou ao Brasil ainda criança, em 1914. Faleceu em 1992, aos 85 anos.

Rua 15 de Novembro, ao lado do Portal Turístico Jorge Lacerda 
Fone: (47) 3387.0282
 

Museu do Marceneiro
O museu foi inaugurado em 2004 e conta a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua em Pomerode desde a década de 1950. O espaço contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d’água e equipamentos utilizados desde a época em que a indústria era apenas uma marcenaria. No local, também é possível adquirir os produtos da empresa que atualmente fabrica utensílios, principalmente para cozinha.

Rua Alfredo Hoge, 525 – Centro
Fone: (47) 3387.2073

Memorial Arthur Schmidt
Um local projetado junto à Fábrica Porcelana Schmidt para conservar a memória dos 70 anos de existência que se misturam com a história da porcelana no Brasil. Esse é o objetivo do Memorial Arthur Schmidt.

São peças antigas que representam as épocas vividas no Brasil. Coloridas ou brancas, as peças trazem história em cada detalhe.

Rua Luiz Abry, 849 
Fone: 47 3387-2070

Casa do Imigrante
Casa do Escultor
Museu do Marceneiro
Museu Pomerano
Memorial Arthur Schmidt
Fonte: Avip

AGENDA DE EVENTOS

25/11/2018

3ª Caminhada Encantos do Wunderwald

Serão 12km de muita natureza, com muito ar puro, animais, e belezas naturais encantadoras.

29/11/2018

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Entrará em cena a decoração e iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.

30/11/2018

Volksfriends

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas, o maior encontro de SC!