Reconhecimento por preservar a tradição

Quarta-Feira, 04 de Maio - A Única escola de tornearia em madeira no Brasil recebeu na terça feira, 26 de abril, uma placa que atesta a parceria com a Alemanha, no qual o Instituto Centro Empresarial e Científico Brasil - Alemanha, se preocupou em trazer este ofício para o Brasil. Além disso, preocupou-se com que alguém aprendesse e pudesse repassar esse conhecimento. A placa foi recebida das mãos do representante do Instituto Hans Beuthan, que contou um pouco da história até conseguirem tornar o projeto viável em Pomerode.

Em 2008, o Instituto foi procurado para saber de que forma seria possível trazer este artesanato em madeira para Pomerode e foi aí que surgiu a ideia de enviar uma pessoa para aprendê-lo para aplicar e ensinar outras pessoas na cidade. A artesã Sandra Prochnow Greuel idealizou este projeto "Arte em Madeira Tornearia" durante o curso de três meses que fez na Alemanha, em 2009. E, no dia 13 de agosto de 2012, iniciaram as primeiras aulas do projeto em Pomerode.

A idade mínima para participar das aulas é de 14 anos e não precisa ter experiência em madeira. O aluno vai aprender a tornear desde as peças mais simples até as peças mais elaboradas. Os encontros acontecem uma vez por semana durante 4h, no Centro Cultural de Pomerode.

Segundo Sandra, estão trabalhando para criar uma associação e formalizar o trabalho artístico em madeira. "Podem se associar artistas em madeira, para então comercializar o seu produto. E, em nome da associação, estar adquirindo produtos mais em conta e equipamentos para a tornearia". A associação dos Artistas e Artesão em Madeira (Amade) irá abranger a nível nacional, podendo qualquer pessoa que realiza trabalhos artísticos em madeira se associar.

Para Sandra, poder ensinar esta arte é bastante gratificante. "Poder ver que o aluno, de um pedaço de madeira bruta, consegue fazer uma peça que ele deseja e ficar satisfeito com aquilo, que aquele pedaço de madeira, aquela arte trará alegria para ele, é incrível. Tenho alunos que faziam uso de antidepressivos e que agora não precisam mais. A tornearia é a arte que dá à madeira uma segunda chance. Sntes de um pedaço de madeira virar lenha, com a tornearia, você vê alguma coisa que dá para aproveitar, criando peças para dar de presente ou peças decorativas".

Fonte: Jornal de Pomerode

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design