Pomerode
O ano inteiro

“Feito em / Hergestellt in – Pomerode”

Terça-Feira, 17 de Novembro - A partir de agora, a produção de todas as empresas de Pomerode – tanto as grandes que fabricam em larga escala para o Brasil e para o exterior como os tradicionais artesãos e os pequenos produtores da agricultura familiar – poderão agregar ainda mais valor aos produtos feitos na “Nossa Pequena Alemanha”. A cidade, que é sinônimo de qualidade e de produtos singulares inspirados na origem germânica, disponibiliza para utilização gratuita e imediata o selo “Feito em / Hergestellt in – Pomerode”. A logomarca servirá para que os consumidores identifiquem facilmente tudo que é produzido na pequena cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, localizada no Médio Vale do Itajaí, e que há muito é conhecida por ser a mais alemã do Brasil.

A utilização da identificação, cuja iniciativa foi desenvolvida pelo município em parceria com a Associação Visite Pomerode (AVIP) e Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), pode ser feita por pessoa jurídica ou física, em produtos e embalagens produzidos exclusivamente na cidade. O Decreto nº 3.000, de outubro de 2015, assinado pelo prefeito Rolf Nicolodelli nesta semana e publicada no Diário Oficial, garante aos empresários que o selo não será usado por outras cidades e que possui prazo indeterminado para a utilização, o que permite que empresas invistam em embalagens com o selo, sem que haja prazo para uso.

O selo também faz parte das ações da nova marca da cidade “Pomerode – Nossa Pequena Alemanha”, que visa o resgate e o fortalecimento da tradição e da cultura, além de impulsionar o desenvolvimento. O empresário e presidente da ACIP, Ivan Blumenschein, enfatiza que, apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Pomerode é conhecida nacionalmente por sua identidade cultural fortemente ligada à colonização alemã e pela qualidade de seus produtos.

“Muitos pomerodenses não imaginam, mas a cidade é muito conhecida em todo o Brasil e mesmo fora dele. E esta imagem está sempre associada a qualidades positivas como uma cidade bonita, ordeira, de pessoas trabalhadoras e que preservam a identidade cultural da imigração alemã. Além disso, as pessoas sabem que muitos produtos de qualidade são fabricados em Pomerode. É comum ouvirmos se é feito em Pomerode, deve ser bom. No entanto, até hoje não havia uma forma de aproveitar esta imagem positiva nos produtos fabricados aqui. O selo torna-se um diferencial no mercado”, comenta.

Para o prefeito Rolf Nicolodelli, o selo será um diferencial para os produtos fabricados em Pomerode e busca reforçar o conceito de que tudo que é produzido na cidade é feito com qualidade, amor e cuidado, buscando sempre preservar os traços culturais herdados dos colonizadores. “Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil e também a mais igualitária. Sempre buscamos criar algo que valorizasse e identificasse os produtos locais. Com o selo, tudo o que for produzido aqui levará, além da qualidade, o nome da cidade. Essa identificação vale para todos os produtos e também serviços prestados por todos os setores”, ressalta o prefeito.

Nas embalagens

A procura pelo selo começou antes mesmo do decreto ser assinado, algumas empresas inclusive já estão com a nova identificação nas embalagens esperando apenas o decreto para enviar o material para a gráfica. Essa procura é comemorada pelo presidente da ACIP. Segundo Blumenschein, a entidade já iniciou a divulgação do selo junto aos associados e nesse primeiro momento cerca de 100 empresas irão utilizá-lo.

“Diversas empresas já pediram para que o material fosse fornecido. Estávamos somente aguardando a promulgação do decreto para fornecer o selo e fazer uma divulgação mais forte junto às empresas, o que acreditamos que aumentará ainda mais o interesse”, afirma o presidente.

O selo deverá ser solicitado na Associação Empresarial de Pomerode e não terá nenhum custo por conta de sua utilização.

Fonte: economiasc

AGENDA DE EVENTOS

04/07/2018

Parque de Eventos

Em 2018, o Festival Gastronômico de Pomerode acontecerá de 04 a 15 de julho.

01/03/2018

Centro Cultural

Em 2016 a Osterfest - A Páscoa mais alemã do Brasil, acontecerá de 03/02 a 01/04.

10/01/2018

Pavilhão de Eventos

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

23/09/2017

Opa Restaurante e Pizzaria

Música ao vivo com Billy no Opa Restaurante e Pizzaria durante o horário de almoço.

23/09/2017

Opa Restaurante e Pizzaria

O Restaurante e Pizzaria Opa, promove música ao vivo com a Aura Vibe, MPB e Pop Rock.

22/09/2017

Opa Restaurante e Pizzaria

O Restaurante e Pizzaria Opa, promove música ao vivo com o cantor Thiago Rubin.