Encontro de Tornearia em Madeira

Quarta-Feira, 23 de Setembro - Ocorrerá neste final de semana (26 e 27 de setembro), dentro da Sonnenfest & Kinderfest, o 4º Encontro de Tornearia em Madeira de Pomerode. Cerca de 40 expositores, não apenas de Santa Catarina, mas também do Paraná, São Paulo e mesmo Paraíba, exporão cerca de 230 peças ao público. Além disso, haverá demonstrações de tornearia em madeira para o público (sábado 10h, 14h e 16h e domingo 10h e 14h), onde será possível conhecer um pouco mais sobre esta arte.

Um dos destaques da exposição é a Pirâmide de Natal feita pela Escola de Tornearia de Pomerode, um presépio em madeira fiel aos trabalhos feitos na região de Erzgebirge, na Saxônia - Alemanha. Com cerca de 1,20m de altura, diversas figuras e colunária trabalhada, o trabalho consumiu mais de 130 horas dos alunos. Além da beleza das figuras, esta obra tem uma característica espantosa, que encanta todos os visitantes: o ar quente gerado por nove velas, montadas na estrutura da pirâmide, gira uma hélice montada no topo da estrutura e faz o presépio todo girar, mostrando para o espectador Maria, José, o Menino Jesus, além dos Três Reis Magos, pastores e animais. É a primeira do gênero feita no Brasil.

Segundo a professora Sandra Greuel, da Escola de Tornearia de Pomerode, única no Brasil, "a atividade é muito positiva por ser uma forma de proporcionar momentos de criação aos alunos, pois inicia-se com uma idéia a ser discutida, que aos poucos vai tomando forma no torno e virando arte".

Sandra, que recebeu treinamento na Alemanha, está organizando o encontro e estará presente para explicar e demonstrar o trabalho para o público.

Fonte: Avip

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design