Pomerode
O ano inteiro

Linguiça Blumenau

Quarta-Feira, 15 de Julho - Assim como alguns produtos são lembrados pelo nome de uma marca, outros carregam a cultura de um determinado local. A Linguiça Blumenau, por exemplo, é considerada um ícone gastronômico do Vale do Itajaí. A iguaria, que já conquistou todo o Brasil, chegou à região através dos imigrantes alemães. A necessidade de manter a carne conservada por mais tempo fez com que eles começassem a produzir a linguiça, baseados nos modelos consumidos na Europa.

O clima da região e o processo de defumação artesanal deixaram o produto com a cara do Vale Europeu e o público logo aprovou a receita. Como na época Pomerode fazia parte do distrito de Blumenau, os visitantes de outras cidades sempre pediam ‘a linguiça de Blumenau’ e por isso ela foi batizada com o nome do município, em forma de homenagem.

Porém, para carregar esse título, o embutido não precisa ser feito obrigatoriamente em Blumenau. A empresa mais tradicional na produção desta iguaria fica em Pomerode. No início do século 20, ela começou a ser feita pela antiga Weege Indústria Alimentícia, que atualmente atende pelo nome de Olho Embutidos e Defumados. Jost Weege, neto do fundador Hermann Weege, conta que muitas pessoas já tentaram produzir a linguiça fora da região, mas nunca obtiveram o mesmo resultado, pois o clima local é um dos grandes responsáveis pelo sabor inconfundível. Até hoje, a Olho segue o mesmo processo de produção artesanal. A Linguiça Blumenau também é responsável por movimentar a economia da região. Na Olho Embutidos ela é o carro-chefe das vendas. Mensalmente, são produzidas cerca de 25 toneladas de linguiça, que rendem 72 mil unidades do produto final.

11° Festival Gastronômico de Pomerode

A Linguiça Blumenau é a estrela principal do evento que segue até o dia 19 de julho no Parque Municipal de Eventos de Pomerode. O Festival Gastronômico está aberto de segunda a sexta-feira das 18h às 23h, aos sábados das 18h às 24h e aos domingos das 10h às 15h.

Foto Crédito - Luís Carlos Kriewall Filho
Fonte: Jornal A Cidade

AGENDA DE EVENTOS

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

12/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

A Festa de Natal de Nossa Pequena Alemanha é diversão para toda a família! Todos se encantam com a decoração tradicional alemã, as luzes, o sentimento de união. Venha sentir esta emoção!

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.