Semana do Meio Ambiente"/><span style="line-height: 18px;">Semana do Meio Ambiente</span>

Semana do Meio Ambiente

Terça-Feira, 09 de Junho - Esta semana é conhecida em todo o mundo como a Semana do Meio Ambiente. Em vários lugares, estão sendo desenvolvidas campanhas de conscientização sobre o impacto ambiental. Este ano, o tema da campanha é "Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado". O Zoo Pomerode também está participando desta semana, com ações dentro do zoológico.

O foco do Zoo será os 3 R's (reduzir, reutilizar, reciclar) e o consumo consciente de água e energia. Cada pessoa produz cerca de 1kg de lixo e consome 200 litros de água por dia. No centro de visitantes foi instalada uma exposição que mostrará o impacto diário do consumo de uma pessoa, apresentando o montante que isso representa. Alguns monitores estão explicando a ação e conversando com os visitantes.

Para o biólogo Cláudio Mass, esta discussão é de extrema importância, pois o mundo está cada vez mais populoso, e se não consumirmos com consciência, poderemos ficar sem recursos naturais. "Hoje, somos mais de sete bilhões de pessoas. Com o aumento da população, também temos o aumento do consumo. Nosso intuito é mostrar o impacto ambiental que cada pessoa gera ao planeta. Quando consumimos, por exemplo, uma latinha, não consumimos apenas aquela latinha, mas também todo o seu processo de produção. Também é preciso entender que nós, seres humanos, não somos os únicos a habitar o planeta e por isso, devemos respeitar o espaço dos outros seres vivos", comenta.

As coordenadoras da ação, Tays Daiane Izidoro e Priscila Weber Maciel, diz que a escolha dos 3 R's se deu devido ao debate sobre o consumo. "O significado dos 3 R's é reduzir, reutilizar, reciclar. Queremos mostrar que é importante, primeiramente, reduzir o nosso consumo. Para isso, podemos avaliar o que compramos, se é realmente necessário, ou não. Depois, vem a parte de reutilizar, que é dar uma nova destinação para o produto, o que é muito utilizado no artesanto. E por último, reciclar, que é dar a destinação correta para que o material possa ser utilizado novamente na fabricação", explicam.

Filhotes de Sagui - Eles são pequenos e muito rápidos. Um pouco assustados na presença de estranhos. Bastante arteiros. O Zoo Pomerode tem dois novos filhotes de Sagui de Tufo Preto. Os "gêmeos" nasceram há aproximadamente dois meses e meio, e esta semana, decidiram se apresentar para os visitantes do Zoo. "Os filhotes ficam sempre com a mãe, desde o seu nascimento, porém, como eles ficam junto ao corpo dela, às vezes não é perceptível sua presença. Agora que eles estão maiores, já começam a se locomover sozinhos e então, os visitantes já começam a nota-los", comenta Rafael Pagani, veterinário do Zoo.

Os saguis são animais muito conhecidos em diversas regiões do país, especialmente no Centro-Oeste. São onívoros, e na fase adulta, chegam a pesar entre 300 e 400 gramas, podendo medir de 40 a 45 centímetros.

Fonte: Jornal de Pomerode

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design