Pomerode
O ano inteiro

Representatividade

Quinta-Feira, 14 de Maio - Na última terça-feira (12/05), uma comitiva do município de Pomerode organizada pela Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), visitou o Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, para uma audiência com o Comandante Geral da PMSC, Coronel Paulo Henrique Hemm.

O encontro contou com a participação do presidente da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), Ivan Blumenschein; do presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP), Deoclides Correa Filho; do presidente da CDL de Pomerode, Felix Valentini; do presidente do Conseg, Frank Volkmann e Cátia Manske (OAB). Também estiveram presentes o prefeito, Rolf Nicolodelli; o vice-prefeito, Ricardo Campestrini; o Secretário de Planejamento, Maurício Gorigoitia Vega; o comandante do Pelotão da Polícia Militar de Pomerode, Tenente Cristofer Tiemann; o comandante da Guarnição Especial da Polícia Montada – Cavalaria, Coronel Márcio Ferreira.

Na oportunidade, foi apresentada ao Comandante Geral da PMSC a atual situação de desgaste da segurança pública em Pomerode, com o aumento da criminalidade, do número de crimes que atemorizam a população como, por exemplo, roubos com as vítimas rendidas sob a mira de armas de fogo e o uso de violência nas ações dos criminosos.

Entre os principais argumentos apresentados estão: o decréscimo de efetivo concomitante ao aumento populacional; a relação de 1 PM para cada 1000 habitantes, em 2006, para 1 PM para cada 1600 habitantes, em 2014; considerando o aumento populacional, a redução de efetivo, o aumento de visitantes em virtude do crescimento do turismo, a desproporcionalidade da contribuição econômica e o retorno em Segurança Pública, e o aumento da criminalidade, mais uma vez apresentamos a intenção de sediar em nosso município uma guarnição especial de Polícia Montada – Cavalaria, desde o ano de 2013.

Ciente dos argumentos apresentados pelos integrantes da comitiva, o Comandante Geral da PMSC também foi informado que as conversações sobre a implantação da Cavalaria já vinham sendo feitas desde meados de 2013, quando o então Comandante Geral Coronel Nazareno Marceneiro, após tratativas formais, visitou o município de Pomerode e optou por um dos imóveis oferecidos pelo executivo municipal para a instalação da cavalaria, comprometendo-se, na época, perante o executivo a efetivar a vinda desta guarnição para Pomerode, alegando não ser um comprometimento seu como comandante geral, mas sim, um comprometimento da PM de SC.

Porém, posteriormente, com a troca de comando da PMSC, em meados de 2014, o executivo retomou o assunto com o, na época, Comandante Valdemir Cabral que, ao final de 2014, informou que não havia mais interesse na instalação de uma guarnição especial da Polícia Montada em virtude da falta de recursos financeiros para este fim.

Para finalizar, a comitiva mais uma vez apresentou formalmente a intenção de sediar uma unidade da cavalaria em Pomerode e obteve do comando da PMSC o comprometimento da visita do Coronel Márcio Ferreira, Comandante da Guarnição Especial da Polícia Montada – Cavalaria, ainda este mês para conhecer os imóveis oferecidos pelo município de Pomerode no ano de 2013.

Fonte: Avip

AGENDA DE EVENTOS

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

12/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

A Festa de Natal de Nossa Pequena Alemanha é diversão para toda a família! Todos se encantam com a decoração tradicional alemã, as luzes, o sentimento de união. Venha sentir esta emoção!

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.