Pomerode
O ano inteiro

7ª Osterfest de Pomerode

Na próxima semana, os visitantes terão um dia a mais para conferir de perto toda a magia da Osterfest, a Festa de Páscoa de Pomerode. O evento estará aberto ao público, além de quinta a domingo, também na próxima segunda-feira (23/3), dia de aniversário de Florianópolis (SC).  “Recebemos muitos turistas da Capital. Por isso, decidimos abrir também no aniversário de Florianópolis”, comenta a integrante da Comissão Organizadora da Associação Visite Pomerode (AVIP), Gicele Lanser Correa. Por falar em receber gente, a Osterfest 2015 não para de bater recordes. Mais de 50 mil pessoas já passaram pelo Centro Cultural, local da festa, só nos primeiros oito dias.

A Osterfest está na sétima edição e tem como principal objetivo resgatar as tradições de Páscoa trazidas pelos colonizadores germânicos. São atrações para toda a família, como a maior Osterbaum (Árvore de Páscoa) do mundo com 82 mil casquinhas, o Ostermarkt (feira de artesanato) e oficinas de produtos de Páscoa para adultos e crianças. No próximo fim de semana também estão na programação o 12º Encontro de Veículos Antigos (20, 21 e 22/3) e um espaço de Falcoaria com aves de rapina. Qual a relação disso com Pomerode? “O Falcoarismo é uma arte milenar reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. No espaço que vamos ter na Osterfest, o público poderá ver de perto algumas aves de rapina, como a Coruja de Igreja, ave símbolo da cidade mais alemã do Brasil”, explica o falcoeiro profissional, Michel Velem. O espaço estará aberto ao público no sábado, a partir das 15h, e no domingo, das 10h das 18h.

Páscoa animal       

Já na quinta-feira (19/3), uma ação curiosa vai envolver os animais do Zoológico de Pomerode na Osterfest. Os animais receberão ovos especiais de Páscoa. Eles serão feitos com matéria-prima especial e o recheio vai variar de acordo com a espécie que vai receber o presente. Entre os ingredientes estão uva-passa, ameixa-seca, tenébrios, milho, pedaços de carnes variadas, sardinhas ou apenas essências, como canela, orégano, açafrão, alecrim e cravo-da-índia. Tudo preparado com todo o cuidado pela equipe técnica.

Delícias de Páscoa                    

As bolachas decoradas também são destaque. Um sucesso de sabor e de vendas são os cokies e biscoitos de melado. Este último é feito pela doceira Marisa Glau, que divide a receita que rende de 800 gramas a um quilo de bolachas. Anote aí como fazer:

Ingredientes

500 gramas de melado
125 gramas de margarina
2 gemas
600 gramas de trigo
5 gramas de condimento em pó
7,5 gramas de bicarbonato de sódio
7,5 gramas de bicarbonato de amônio
1 pitada de sal

Modo de preparo

- Esquentar melado e margarina.
- Acrescentar todos os outros ingredientes (exceto o trigo) e mexer bem.
- Colocar o trigo e misturar até a massa ficar homogênea.
- Abrir a massa e cortar com forminhas.
- Levar ao forno preaquecido a 180 graus.

Mais de 50 mil pessoas j√° passaram pela Osterfest
Biscoitos de melado feito pela doceira Marisa Glau
Falcoaria com aves de rapina
Fonte: Avipomerode

AGENDA DE EVENTOS

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

12/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

A Festa de Natal de Nossa Pequena Alemanha é diversão para toda a família! Todos se encantam com a decoração tradicional alemã, as luzes, o sentimento de união. Venha sentir esta emoção!

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.