Pomerode
O ano inteiro!

7ª Osterfest - A Páscoa mais Alemã do Brasil

7ª Osterfest de Pomerode ocorre de 05 de Março a 05 de Abril - Quinta a domingo das 10h às 18h, no Centro Cultural de Pomerode. 

A programação da Osterfest tem opções para toda a família. Mas uma delas vai chamar a atenção de gente de qualquer idade. É a Osterbaum, árvore de Páscoa feita com galhos secos e casquinhas coloridas. Pomerode terá a maior já vista no mundo com 80 mil ovos e 15 metros da altura “Patrocinada pela Prefeitura, AVIP, Kyly, Link e Nugali, a Osterbaum mobilizou toda a comunidade. Os moradores estiveram presentes desde a produção das casquinhas até na ornamentação e na montagem também.

Vila Encantada também está em clima da Osterfest

Dois chefs mirins prometem chamar a atenção na Festa de Páscoa de Pomerode, no dia 1º de abril. São eles Edu Martins, de 12 anos, que atualmente participa do programa “Tem Criança na Cozinha” no canal GLOOB, e a chef Malu Martins, de 10 anos, natural de Blumenau. Os dois craques mirins irão fazer uma palestra para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Doutor Blumenau durante a manhã. Das 14h até às 15h, Edu e Malu estarão na Osterfest para tirar foto na maior árvore de Páscoa do mundo e dar autógrafos para fãs. Em seguida, ensinarão receitinhas deliciosas em um espaço especialmente montado para essa aula na Vila Encantada. A oficina estará aberta para 50 convidados.

Programe-se e venha prestigiar, confira as outras atrações:

- Ostermarkt:
A feira de artesanato uniu mais de 20 profissionais. Moradores e visitantes poderão conferir e levar lembranças feitas especialmente para o período de  Páscoa. De quinta a domingo, das 10h às 18h.

- Oficina de pintura de casquinhas:
Gratuita e aberta de quinta a domingo. Os interessados podem contribuir com a doação de casquinhas naturais até o dia 27 de março. A entrega deve ser feita no Centro Cultural, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A cada duas dúzias de casquinhas doadas, a pessoa recebe um vale infantil para a Vila Encantada ou um ovo Nugali de 35 gramas.

- Concurso “Minha Osterbaum”:
As pessoas que tiverem uma Osterbaum em casa podem tirar uma foto e postar na Fanpage da Associação Visite Pomerode (AVIP) no Facebook ou enviar pelo e-mail imprensa@avipomerode.com.br.  São duas categorias: uma para moradores de Pomerode e outra para quem mora em outros lugares do Brasil. As mais curtidas ganharão cestas surpresas.

- Oficinas infantis:
A Círculo promove encontros nos sábados e domingos para ensinar a produzir panos de copa e sacolas de Páscoa. Também nos fins de semana, a Vila Encantada, Nugali, Torten Paradies, Porcelana Schmidt, Behling, Linhas Círculo e Karsten doam materiais para as várias oficinas como de bolachas decoradas, cupcakes, pratos, coelhos de madeira e dobradura de toalhas, as de pintura em casquinhas e brincadeiras como casinha do porquinho da India. Das 10h30min até 17h.  O valor da inscrição para as oficinas, com exceção da pintura em casquinhas, varia de R$ 5 a R$ 20.

- Trenzinho:
Aos sábados e domingos o veículo decorado especialmente para a Páscoa faz passeios pelo complexo da festa.

- Oficina para adultos:
Com o apoio da Círculo, nas sextas-feiras, das 16h até 18h, as aulas são de decoração de Páscoa (crochê, patch). Os interessados em participar devem levar: linha de costura, agulha, lápis, borracha, régua e tesoura de ponta fina.

- Mini fazenda:
Na Pousada Mundo Antigo estará mais uma tradição dos colonizadores germânicos. Os bichos são pintados com tintas especiais para celebrar a Páscoa. Neste mesmo local, as crianças terão um espaço para fotos com os coelhinhos. Os carros de mola também estarão com seus cavalos pintados em frente à Vila Encantada.

- Apresentações culturais e artísticas típicas
: Sempre aos finais de semana, com grupos folclóricos, corais, bandas e balet.

04/04
10:00 às 14:00 – Regas Buam
14:00 às 16:00 – Grupo Sênior Clube Alegre
16:30 às 18:00 – Musikfreunde

05/04
10:00 às 14:00 – Banda Freechopp
14:00 às 16:00 – Trio Coração de Ouro
16:00 às 16:30 – Grupo Folclórico Alpen Bach
16:30 às 18:00 – Trio Coração de Ouro

- Ponte decorada:
aos cuidados da Círculo, a designer Marie Castro, de São Paulo, fez intervenções na ponte de entrada de Pomerode. São intervenções em crochê colorido e a intenção é que essa ponte revestida fique de presente para a comunidade. Mais um ponto imperdível para ser visitado por moradores e turistas.

Serviço
A Osterfest ocorre no Centro Cultural de Pomerode, na Rua Hermann Weege, de quinta a domingo, das 10h às 18h, até 5 de abril.

Fonte: Avipomerode

AGENDA DE EVENTOS

21/04/2018

Desafio dos Rochas

É aqui, entre vales, trilhas e rios, que o Desafio dos Rochas acontece nos dias 21 e 22 de Abril deste ano, centenas de atletas viverão uma experiência de vida e superação.

08/06/2018

Encontro de Motos

O Encontro de Motos de Pomerode é um dos maiores realizados em Santa Catarina. O evento que será realizado nos dias 08, 09 e 10, é organizado pelo Moto Club Dragões do Vale, de Pomerode,

09/06/2018

Schornstein Festival

Desde 2016, a Schornstein aproveita o mês do aniversário para realizar um grande evento na rua em frente à fábrica, em Pomerode.

22/06/2018

Festa Junina

Quentão, pinhão, pipoca, milho cozido, paçoca, quadrilha, fogueira e muita festa. Toda a tradição junina contagia você nesta festa organizada pela Fundação Cultural de Pomerode.

04/07/2018

Festival Gastronômico

O Festival Gastronômico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica, que encanta há todos os visitantes.

28/07/2018

Caminhada Noturna Rota do Enxaimel

O maior acervo de construções em enxaimel existentes fora da Alemanha, situada na localidade de Testo Alto, é o palco da Caminhada Noturna.