Chope e culinária

Sexta-Feira, 23 de Janeiro - A gastronomia típica e a cerveja são dois grandes atrativos da Festa Pomerana. Se separados eles já são muito apreciados, combinando ambos, a ideia fica ainda melhor. Mas fazer essa combinação, ou melhor, harmonização, como é chamada gastronomicamente não é tão simples como se imagina. Para deixar o paladar mais aguçado, existem cervejas que são mais apropriadas para cada tipo de comida.

Então, que tal saber combinar cada um deles com os tantos pratos típicos servidos na festa? Conheça mais sobre cada um dos tipos e dicas de como harmonizar com diferentes itens do cardápio germânico.

Pilsen: Do tipo lager, com 4,5% de teor alcoólico, de cor dourada, representa bem a tradição europeia na fabricação de cervejas de alta qualidade. Tem um aspecto mais consistente e sabor caracterizado por um leve amargor e aroma. Indicado para apreciadores exigentes. Perfeito para ser saboreado com salsichas, conhecidas como bockwurst.

Weiss: Com 5% de teor alcoólico, é uma cerveja de trigo de cor âmbar clara, aspecto turvo, com excelente formação de creme. Apresenta o característico aroma do estilo, com banana e cravo em evidência e ainda notas cítricas. Seu sabor é marcante e muito agradável, cerveja leve e muito refrescante. Já ouviu falar do famoso Eisbein ou Joelho de Porco, tão tradicional na culinária alemã? Fica ainda mais saboroso se acompanhado com o chope Weiss.

IPA: É uma cerveja forte e escura do estilo India Pale Ale, medalha de ouro no Festival da Cerveja de 2014. Com 6,8% de teor alcoólico, apresenta coloração âmbar, é brilhante e exibe um denso creme. Aroma floral, cítrico e frutado. É refrescante, mostrando notas condimentadas e o característico amargor do estilo. Essa bebida é perfeita para harmonizar com o Hackepeter, um prato feito à base de carne crua e especiarias, um dos mais pedidos da festa e tradicional na culinária alemã.

Bock: Forte e robusta com 7% de teor alcoólico. É avermelhada e mostra uma bela e cremosa espuma de cor castanha clara. Aroma agradável que combina notas carameladas, madeira e tostado. Características que se mostram na boca, com um toque levemente adocicado, alcoólico e muito encorpado. A bebida combina com o famoso Marreco Recheado, item indispensável do cardápio germânico.

Imperial Stout: Com 8% de teor alcoólico, apresenta-se preta com creme denso, castanho e persistente. Seu aroma remete a café, chocolate, caramelo e tostado. Seu paladar mostra as características dos maltes torrados, com textura aveludada, levemente amarga e adocicada. Cerveja forte, muito encorpada. Características perfeitas para serem combinadas com os doces servidos na Festa Pomerana, como o apfelstrudel. Sim, ao contrário do que muitos pensam, o chope cai bem com sobremesas. O Imperial Stout também acompanha salgados como carnes vermelhas.

Fonte: Avipomerode

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

NotĂ­cias

VĂ­deos

Rota GastrĂ´nomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design