Pomerode
O ano inteiro

Rede hoteleira

Sexta-Feira, 21 de Novembro - A 32ª Festa Pomerana ocorre apenas em janeiro de 2015, mas há mais de dois meses do evento, a rede hoteleira de Pomerode já está com cerca de 80% de lotação aos fins de semana. Só três dos 10 estabelecimentos ainda têm vagas para sábados e domingos. São cerca de 200 quartos, dos quais 159 já estão reservados.

Na Pousada Dein Haus, de acordo com Fátima Cristina Torres, os 27 quartos estão lotados de 16 a 26 de janeiro de 2015.

"Recebemos várias excursões, inclusive para os dias de semana. São grupos que fazem seus roteiros com antecedência, passam por vários lugares e já elegeram a Festa Pomerana como uma parada obrigatória", afirma. Ela ainda diz que desde maio que já estão com a agenda lotada para período da festa. "São pessoas de diversos estados que visitam a nossa cidade para a Festa Pomerana. Tem gente do nordeste, de São Paulo, do Rio de Janeiro. Temos inclusive reserva da Alemanha, que virão para curtir a festa". De acordo com Fátima, a procura para antes e depois da festa também é grande. "Temos também muitas reservas para o período de Natal e Ano Novo. Nossa expectativa para esta época do ano é muito boa", conta.

Na Pousada Blauberg nenhum dos 10 quartos está livre aos sábados e domingos desde o início de outubro. De acordo com Gastão Neto, há vagas ainda para os dias de semana, mas são poucas. "Já estamos com muitas reservas para os dias de semana também. A procura está muito grande. A festa já está conceituada e as pessoas querem vir para cá prestigiar nossa comida, bebida e danças. Toda a nossa cultura", explica. Eles também têm reservas vindas de várias partes do Brasil. "A procura é bem variada. Tem pessoas de diversos estados querendo vir para Pomerode. Este ano ainda não tive nenhuma reserva do exterior, só daqui do Brasil. Mas em muitos anos já tive hóspedes de outros países", explana.

Na Pousada Max, a situação não é muito diferente. Rejeane Mara Fischer diz que a expectativa para esta época do ano é sempre boa. "A Festa Pomerana é uma das melhores épocas para as pousadas e hotéis. Temos sempre muitas reservas". Ela conta que a pousada também já não tem mais vagas para os finais de semana da festa. "Já estamos lotados para os finais de semana e para os dias de semana temos poucas vagas. Tem gente de todas as regiões do Brasil, mas especialmente São Paulo e Curitiba. Eu diria que 80% das nossas reservas vêm desses estados". Rejeane ainda explica que muitas das reservas para a Festa Pomerana são de pessoas que já passaram pela cidade e voltam. "Normalmente é gente que já veio para a festa, gostou e volta. Por isso é importante sempre atendermos bem aos clientes, pois assim a cidade ganha", complementa.

Marcos Küster, secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode e presidente da Comissão Central Organizadora da 32ª Festa Pomerana, diz que a alta taxa de retorno é um dos motivos para a lotação antecipada dos hotéis e pousadas. "Nas pesquisas dos últimos cinco anos, mais de 70% do público era recorrente e cerca de 90% das pessoas afirmavam que queriam voltar", aponta. "Esse é o nosso objetivo, reforçado a cada ano: fazer com que o pomerodense, o visitante regional ou o turista de fora tenham vontade de estar conosco", acrescenta.

Reconhecida em todo o país pela genuína celebração das tradições da cidade mais alemã do Brasil, a 32ª Festa Pomerana vai trazer aspectos como a gastronomia, as apresentações de grupos folclóricos e a música dos imigrantes alemães ao público. Em 2014, mais de 83 mil pessoas estiveram em Pomerode durante o evento.

Fonte: Avipomerode

AGENDA DE EVENTOS

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

12/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

A Festa de Natal de Nossa Pequena Alemanha é diversão para toda a família! Todos se encantam com a decoração tradicional alemã, as luzes, o sentimento de união. Venha sentir esta emoção!

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.