Prêmio

Quarta-Feira, 12 de Fevereiro - Pomerode recebeu nesta quarta-feira, 12, o Prêmio Município Sustentável, durante a programação do XII Congresso Catarinense de Municípios, realizado em Florianópolis. Concedido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o prêmio valoriza os municípios catarinenses que possuem os melhores Índices de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), apurados conforme metodologia específica. Blumenau e Gaspar também foram premiados.

Na ocasião foram premiados os cinco municípios mais bem colocados no índice geral de desenvolvimento municipal sustentável, onde ficaram classificados Blumenau, em terceiro lugar, e Gaspar, na quinta colocação, com índices de 0,806 e 0,799, respectivamente.

“O IDMS é importante porque contribui para a formulação e avaliação das políticas públicas, funcionando como uma ferramenta estratégica de gestão”, analisa o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto.

A premiação foi dividida ainda em quatro dimensões e sete subdimensões, ficando Pomerode em primeiro lugar na dimensão Sociocultural, com índice de 0,853, e no índice da Educação, com 0,964. Já Gaspar se destacou com a nota 1,0 no índice da Gestão Pública.

Prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli, destaca que o prêmio reconhece o trabalho que o município vem executando na valorização dos profissionais da Educação e nas melhorias tomadas em favor dos alunos, cujo ensino tradicional vem sendo incrementado com as novas tecnologias voltadas à informatização e ao bem-estar. “A cultura em nosso município também vem sendo potencializada com ações de educação ao empreendedorismo”, complementa o prefeito.

Com nota máxima no estado em gestão pública, para o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, a ênfase desse resultado é identificada na atuação da administração municipal em desenvolver articulação exterior por meio de consórcios e colegiado intermunicipais.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, a premiação demonstra o quanto a região está avançando na gestão municipal, voltando as ações na melhoria das políticas públicas com vistas ao desenvolvimento sustentável.

“O índice vai auxiliar os prefeitos a prospectar um cenário futuro desejável a partir das prioridades municipais, contribuindo para a tomada de decisão e a conquista de patamares mais elevados”, analisa o presidente da Ammvi.

Sobre o índice

O IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões sociocultural, ambiental, econômica e político-institucional.

O objetivo do IDMS é possibilitar que os municípios utilizem o índice como uma ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Avipomerode

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design