Pomerode
O ano inteiro

Nova realeza

Sexta-Feira, 24 de Janeiro - Os olhos do público se atentaram para o palco principal do Pavilhão da 31ª Festa Pomerana às 20h do dia 19 de janeiro. Todos esperando ansiosamente para conhecer as candidatas à Rainha da próxima festa. Jurados posicionados, está tudo pronto. As candidatas se dirigem para o palco e aguardam a sua vez de subirem e se apresentarem. O nervosismo se fez presente, mas a vontade de ganhar era eminente.

Quinze belas jovens se dedicaram, durante muito tempo, para chegar até ali. Uma caminhada de muitas etapas, que as levaram a um mesmo local, a disputar o mesmo posto. Uma faixa que carrega em si, toda a responsabilidade da representação da realeza pomerodense, através de sua principal integrante, a Rainha da Festa Pomerana.

Belas, sorridentes e muito carismáticas, elas sobem ao palco, onde chegou a sua vez de mostrar a que veio. Juntas, formam uma fila para que todos presentes possam visualizá-las. Desta forma, colocam-se uma do lado da outra. Logo após, saem, para dar início a uma nova apresentação. Dessa vez, elas entram em duplas, para que possam percorrer o palco em forma de T, ficando mais visíveis e se retiram novamente.

Começa então o desfile individual, onde as candidatas se apresentam sozinhas para o público, fazendo um pequeno desfile pela passarela e falando sobre o porquê gostariam de se tornar a Rainha da 32ª Festa Pomerana. Uma por uma, todas fazem a sua participação, enquanto os jurados as avaliam. Os quesitos avaliados segundo o regulamento do Concurso são: Beleza; Desenvoltura Oral; Simpatia; Postura; Pontualidade; Conhecimento da Língua Alemã.

Este processo se dá tanto para a escolha da Rainha na categoria Adulta, quanto a Mirim. Todas as candidatas representavam seus respectivos Clubes, dos quais foram escolhidas a participar. Todas se mostraram com muita vontade de conquistar o reinado, porém apenas uma pode ser escolhida. E esta, foi Fabiane Zimke.

A Rainha - Fabiane Zimke tem 24 anos e representava o Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo. Mede 1,71 m, tem cabelos loiros e olhos azuis. Em seu discurso de apresentação, Fabiane disse não saber como conter a felicidade em poder estar participando da escolha para a Rainha da 32ª Festa Pomerana.
Excelentíssimos jurados, público presente. Guten Abend, Boa noite!
Estive procurando uma palavra para descrever o que define a minha sensação de estar participando no concurso de hoje. Então defini: Encanto!
Poder representar a tradição que a cidade de Pomerode carrega, a mais alemã do Brasil, será um enorme prazer, e quem sabe, levar o nome da nossa pomerana, a festa que projeta o município para todo o Brasil.
Quero poder proporcionar alegria à todos vocês, levando o encanto de ver a minha cultura representada dentro e fora dos pavilhões. Quero poder arriscar um passinho de danças com cada um de vocês. Mas antes um passo maior deve ser dado, e eu espero poder continuar compartilhando desta magia com o meu entusiasmo e a minha paixão pelas nossas tradições como a Rainha desta festa tão especial!
Como fala a música tema da Festa Pomerana: Wir wollen feiern, wollen tanzen, lachen. Ja wir wollen Spass, wir wollen mehr, wir wollen singen Bier her. Ich will es machen, aber von allem zu verbessern und zu bewahren meine, unsere deutsche Kultur. Quero junto com todos embalar o som de Jetzt geht los e brindar com Ein Prosit, e tudo isso com o encanto de ser sua Rainha!
Muito obrigada e aproveitem desta festa!
Momento mágico, expondo o verdadeiro sentimento de querer ser rainha. E sim, eu consegui!
Cada minuto valeu a pena, me dediquei e continuarei me dedicando nesse um ano de reinado, representando a 32ª Festa Pomerana!
Muito obrigada à todos que foram prestigiar o evento, e também aos pensamentos positivos que me foram desejados!
Estou muito feliz, um grande sonho realizado!

As Princesas - Assim como Fabiane foi escolhida a Rainha da 32ª Festa Pomerana, também foram definidas as princesas, que acompanharão a Rainha em eventos e festas onde forem convidadas. A primeira princesa é Anna Karolina Siewer, representante do Clube de Caça e Tiro XV de Novembro. E a segunda princesa é Stefani Hornburg Rusch, que representa o Clube Esportivo Recreativo e Cultural 25 de Julho.
A realeza ficará em exercício durante um ano, tem a obrigação de participar de diversos eventos oficiais do município, feiras, visitas oficiais e à empresas locais, sendo convidadas a participar de festas, representando a Festa Pomerana e o município de Pomerode, sempre que for convocada, além de terem a sua imagem divulgada em materiais promocionais do município. A Rainha da Festa Pomerana, categoria adulta, receberá como incentivo um salário mínimo, por mês e as Princesas também na categoria adulta receberão meio salário mínimo com início no mês de janeiro do certame e término no mês de dezembro do ano subsequente.

Categoria Mirim - No dia 19 de janeiro também foram eleitas as realezas mirins. O primeiro lugar ficou com Bruna Marina Koenig Kulmann, de 10 anos, representando o Clube de Caça e Tiro XV de Novembro. O segundo lugar é composto por Ketlyn Thaynara Glau, também de 10 anos, que representa o Clube Desportivo e Recreativo Progresso e na terceira colocação está Gabriella Louise Velasco, de oito anos, do Clube Pomerode Cultural Recreativo e Esportivo.

Fonte: Avipomerode

AGENDA DE EVENTOS

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

12/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

A Festa de Natal de Nossa Pequena Alemanha é diversão para toda a família! Todos se encantam com a decoração tradicional alemã, as luzes, o sentimento de união. Venha sentir esta emoção!

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.